Tecnologias Ambientalmente Amigáveis

Tecnologias Ambientalmente Amigáveis

Tecnologias Ambientalmente Amigáveis

As Construtoras e os fornecedores de produtos para obras se voltam aos conceitos tidos como ecologicamente corretos, relacionados à responsabilidade social e que sejam economicamente viáveis.

Com o consumidor cada vez mais consciente sobre o que são ações sustentáveis e seus respectivos efeitos, as empresas dos mais diferentes segmentos necessitam se adequar aos processos ligados à sustentabilidade para que possam atingir às expectativas de seu público. Desse modo, o ramo da construção civil também segue esta tendência. Tanto as construtoras quanto os fornecedores de produtos para as obras se voltam aos conceitos tidos como ecologicamente corretos, relacionados à responsabilidade social e que sejam economicamente viáveis.

“ O desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das
gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”
“ Uma sociedade sustentável, processo ou produto é aquele que pode ser mantido ou continuar a ser
produzido no longo prazo, sem afetar negativamente as condições necessárias para apoiar essas mesmas atividades no futuro.”

Quando falamos em “condições necessárias para apoiar essas mesmas atividades no futuro” estamos falando de nossos sistemas naturais, água, solo, ar, ecossistemas e vegetações que nos fornecem todos os recursos materiais e energéticos para nossa existência. Aplicando esta definição a uma construção de edifícios podemos dizer que:

“Um edifício sustentável é aquele que pode ser produzido e continuam a ser operados em longo prazo sem afetar negativamente o ambiente natural necessário para apoiar as atividades humanas no futuro”.
De posse destes conceitos podemos e devemos pensar em construção
Sustentável, a saber:

1. Planejamento Sustentável da obra
2. Aproveitamento passivo dos recursos naturais
3. Eficiência energética
4. Gestão e economia da água
5. Gestão dos resíduos na edificação
6. Qualidade do ar e do ambiente interior
7. Conforto termo-acústico
8. Uso racional de materiais
9. Uso de produtos e Tecnologias Ambientalmente Amigáveis

Estes passos são utilizados em diretrizes dos principais certificadores mundiais dos chamados selos verdes e imprescindíveis para se alcançar o objetivo final de uma edificação sustentável e saudável para atendimento das necessidades humanas. A finalidade de uma construção sustentável é a de preservar o
meio ambiente.

Tecnologias Ambientalmente Amigáveis