MATERIA ENGENHEIRO CIVIL IVO GILBERTO MARTINS

Engenheiro: uma vida a favor da sociedade que deve ser valorizada

A engenharia é uma área que tem uma grande importância para a sociedade, porque está envolvida diretamente no desenvolvimento das atividades econômicas, no avanço tecnológico e na preservação ambiental das comunidades.

O Engenheiro Civil, Ivo Gilberto Martins, ex-presidente do CREA, ressalta que todas as atividades comuns que as pessoas fazem desde o café da manhã, passando pelo dia de trabalho, até o retorno para o lar, tem um profissional de Engenharia por trás. “O tecido que vestiu a pessoa: Engenheiro Têxtil. A eletricidade para o trabalho e o metrô que a pessoa usou: Engenheiro Eletricista. O alimento do café da manhã e outras refeições: Engenheiro de Alimentos ou Agrônomo. Podemos dar inúmeros outros exemplos das atividades comuns que dependem de um engenheiro, que hoje formam a cadeia que movimenta a base de atividades comerciais, residências e industriais da sociedade”, ressalta Ivo.

Em 2022, segundo o CREA-PR, foram mais de 4500 registros profissionais emitidos. “Isto mostra força da Engenharia, Agronomia e Geociências. São profissionais que atuam invisíveis na sociedade, mas que desempenham um papel fundamental no avanço de tecnologias. Por exemplo, as engenharias mecânicas, mecatrônicas, robóticas que criaram máquinas para cirurgias a distância. Ou mesmo a Engenharia Genética, tanto no Agro quanto para a Medicina”, reforça Ivo.

O papel social do Engenheiro perante a sociedade vai muito além da construção de prédios ou equipamentos. “Temos um papel social. Onde com o nosso trabalho garantimos a segurança das pessoas, porque nosso conhecimento é técnico e especifico, que somente nossa profissão confere. E temos uma responsabilidade ambiental, porque trabalhamos preservando os recursos naturais, que são finitos. E o profissional da Engenharia, Agronomia e Geociências trabalha oferecendo a melhor solução técnica, com a melhor utilização da matéria prima, menor custo e maior segurança”, elenca Ivo.

Apesar destas considerações, Ivo diz que os próprios profissionais não se valorizam. “Precisamos mudar esta mentalidade. Precisamos enxergar nossa importância social e a partir daí mudar a forma de pensar e fazer Engenharia”, diz Ivo.

Para que isso mude, o Engenheiro sugere também uma campanha que enalteça a profissão. “Acredito que o CREA e Associação dos Engenheiros estão dando um passo importante colocando este assunto em pauta"., conclui Ivo.

MATERIA ENGENHEIRO CIVIL IVO GILBERTO MARTINS